Coordenador : Camila Aparecida Abelha Rocha
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389640.2199.353180.18022023
Departamento/Setor: TEC
Área Temática : Meio Ambiente
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Docentes, discentes, técnicos adminstrativos da UFF; Docentes, discentes, técnicos adminstrativos de outras universidades; Instituições governamentais e não governamentais; Comunidade externa a universidade em geral.
Local de atuação: Laboratório de Materiais de Construção, Site do Laboratório de Materiais de Construção, redes sociais do Laboratório (instagram e Youtube), site do Departamento de Engenharia Civil
Objetivo
O presente projeto tem por objetivo criação de conteúdo audiovisual e divulgação na internet das atividades realizadas no projeto PDPA Utilização de resíduos de casca de mexilhão de Jurujuba em substituição parcial a areia natural na confecção de artefatos de concreto sustentáveis para edificações para que tanto a comunidade interna e externa a universidade conheça o projeto e os resultados obtidos. A divulgação se dará por meio de arquivos de fotos das atividades práticas, laboratórios e campo e arquivos de vídeos de atividades das diferentes fases da pesquisa, editados e exibidos nas plataformas digitais. Além disso o bolsista apoiará na realização de oficinas com maricultores e comunidade que confeccionará artefatos de concreto com conchas de mexilhão. O material produzido será utilizado na Cartilha com boas práticas para o beneficiamento e produção de artefatos de concreto com concha de mexilhão que será disponibilizado de forma gratuita para o público geral.
Resumo
Esta proposta tem como objetivo apoiar as atividades realizadas no projeto PDPA Utilização de resíduos de concha de mexilhão de Jurujuba em substituição parcial a areia natural na confecção de artefatos de concreto sustentáveis para edificações. A fazenda marinha de cultivo de mexilhões localizada na enseada de Jurujuba em Niterói produz cerca de 250 toneladas de mexilhão por ano. Dessa quantidade, 80% é constituída por concha que nem sempre tem destinação adequada, sendo depositada no fundo marinho, causando assoreamento do leito marinho, ou na orla, causando odor desagradável, atraindo insetos e roedores que facilitam a disseminação de doenças e se tornam um problema de saúde pública. Sendo assim, o projeto busca uma alternativa para a disposição dos resíduos, tornando a atividade mais sustentável, favorecendo o meio ambiente e aos próprios maricultores. A ação de extensão visa divulgar as atividades realizadas no projeto e os produtos gerados, por meio de site e redes sociais, além de produzir material digital que será utilizado em oficinas com maricultores e comunidade e em cartilha ao final do projeto e auxiliar na realização da oficina com os maricultores e comunidade.